A saúde da pele, cabelos e unhas está ligada à alimentação e ao equilíbrio de vitaminas e minerais no organismo. Esses nutrientes ajudam na renovação celular, proteção contra danos ambientais e fortalecimento da estrutura capilar e cutânea. Confira os principais nutrientes essenciais e onde encontrá-los na alimentação.
Vitaminas essenciais
Vitamina A: Ajuda na renovação celular e produção de colágeno, dessa forma pode contribuir para manter a pele firme e hidratada. Fontes: cenoura, batata-doce, abóbora, manga, mamão, espinafre e fígado.
Vitaminas do complexo B Biotina (B7) auxilia no fortalecimento de cabelos e unhas; niacina que é a vitamina (B3) auxilia na manutenção da pele. Fontes: ovos, carnes magras, cereais integrais e oleaginosas.
Vitamina C: É uma vitamina antioxidante, que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres. Estimula a produção de colágeno, combatendo o envelhecimento precoce. Fontes: frutas cítricas, morango, kiwi, laranja, pimentão.
Vitamina D: Importante para que a absorção de cálcio ocorra. Fontes: exposição solar, peixes gordurosos, ovos e laticínios.
Vitamina E: Protege a pele dos radicais livres e contribui muito na promoção da hidratação. Fontes: sementes, nozes, azeite de oliva e abacate.
Minerais essenciais
Zinco: Auxilia na reparação dos tecidos e crescimento capilar. Fontes: carne vermelha, ostras, castanhas, amêndoas, aveia em flocos, quinoa.
Ferro: Muito importante para ajudar a combater a queda de cabelo e unhas fracas. Fontes: carne vermelha, feijão, lentilha e espinafre.
Silício: Ajuda na produção de colágeno e elastina. Fontes: aveia, banana, arroz integral e pepino.
Selênio: é um mineral antioxidante que contribui na proteção do envelhecimento precoce. Fontes: castanha-do-pará, cogumelos e ovos.
Conclusão: Uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e minerais, possui grande influência para uma pele saudável, cabelos fortes e unhas resistentes. Além disso, hidratação, proteção solar e cuidados específicos fazem a diferença. Se necessário, a suplementação pode ser uma alternativa com orientação profissional. Cuidar da alimentação é investir na saúde e bem-estar!